Pedro Samuel Santos dos Santos
Patente, originalidade, inovação, transformação são palavras que em geral acompanham uma empresa que quer crescer. Buscar algo que a diferencie da empresa concorrente é a meta de todo empreendedor. Um produto único é sinônimo de quem quer fazer a diferença no mercado.
As inovações não surgem instantaneamente, pois o processo é complexo e demorado. O desenvolvimento de produto é um trabalho em equipe e quando todos trabalham em união pode-se ter sucesso. Mas como começar a desenvolver esse processo?
Dando Vida às Ideias:
Um dos pontos mais importantes das novas ideias são as intenções que elas trazer por trás. Pessoas que querem fazer suas empresas deslancharem tem de ter mentes abertas a novos horizontes e ideias todos os dias. E é assim que o desenvolvimento de produto começa a tomar forma.
Produtos únicos têm força e originalidade pois a ideias foram trabalhadas com calma. Mas muitas não conseguem se desenvolver, pois ainda lhes faltam suas pedras de apoio.
O que difere uma ideia boa de uma mediana é a paixão. Pessoas apaixonadas são capazes de encontrar soluções para a perfeição. Afinal, para que um produto seja bom, o seu desenvolvimento deve ser extenso. Muitos testes devem ser feitos até que a solução seja encontrada.
Sua forma de ver o mundo deve estar implementada no desenvolvimento de produto. A originalidade do design, ergonomia e usabilidade são fortes indícios que a sua ideia tem futuro. Entretanto só isso não é suficiente.
Por que a sua ideia é melhor do que as outras?
Essa é uma pergunta que vão te fazer! Então é necessário definir o que será feito; por que será feito; como será feito e qual será seu custo com isso.
Com isso surge de fato a objetividade do seu produto. Perguntas simples que serão a base do que você busca desenvolver.
Moldar ideias em produtos não é difícil. Mas criar um produto que o mercado ainda não exista, é onde o verdadeiro desafio começa. Tendo isso em mente, o desenvolvimento de produto pode começar.
Desde a concepção da ideia até a entrega, o foco é entender a viabilidade do produto na sociedade. Todos os processos do desenvolvimento dele devem buscar o porquê de o produto estar sendo desenvolvido.
Assim, vamos tratar nosso processo de produção em 3 pilares:
1.Modelagem:
Toda empresa que busca inovar, tem a tendência te ter um futuro promissor. Ser diferente em um mercado consolidado é o mesmo que amedrontar a concorrência. Se destacar em meio a mesmice do cotidiano ajuda a empresa a crescer.
Gerar uma nova frente de competitividade é uma forma de aumentar a sua demanda. Ter um produto exclusivo é ser como água no deserto.
Simbolizar força de vontade, inovação, desenvolvimento, inspiração e transformação com produtos únicos gera competitividade. Essa por sua vez é o que move o mercado. As empresas de grande porte sempre inventam produtos novos todos os dias. E o que impede a sua de ser parte desse ramo?
Assim um dos passos para que o desenvolvimento de produto ocorra é a modelagem. Transformando as ideias em algo que possa ser visualizado de forma simples para todos.
O principal intuito dessa etapa é transformar a ideia em algo 3D ou 2D. É um processo de criatividade então ser livre é o principal intuito. É o ponto onde todos os sonhos para o produto podem ou não ser utilizados para fazer parte da realidade.
Com essa parte do desenvolvimento de produto concluída é possível analisar aspectos físicos do produto como tamanho, ergonomia, design, corres e conceitos nele postos. A participação das pessoas é algo fundamental durante essa discussão. Ideias diferentes podem agregar no produto pontos novos todas as vezes
Assim pode-se encontrar falhas previas no produto antes de que a prototipagem comesse. Montar o produto antes mesmo que ele seja produzido é um dos segredos da vitória.
2.Estudo de Mercado:
No desenvolvimento de produto, toda ideia nova tem a sua forma de oposição. Seja uma proposta similar, quanto algo que soluciona de uma forma diferente o problema.
O mercado em que o produto vai ser inserido deve ser estudado. Os seus principais concorrentes e produtos similares devem ser encontrados. A missão do produto é ser diferente do que o mercado já oferece para que a empresa possa crescer.
O planejamento estratégico (1) é uma forma de diferenciar a empresa em meio a concorrência. Guiando-a para um objetivo maior. Fazendo com que seja possível encontrar as melhores formas de se alcançar o desenvolvimento de produto mais completo.
Uma das perguntas a serem feitas nesse passo é: “Como meu produto afeta o mercado?”
Com base nela é possível adotar um plano de ação para o lançamento do produto no mercado. É um passo estratégico para analisar a concorrência e o impacto social que o produto causará.
Processos como a criação de patente podem ser iniciados nesse pilar. Garantir que a sua ideia é única e que ninguém poderá copiá-la, garante a autenticidade do produto em meio a concorrência.
É importante lembrar que para um produto venda é necessário que o público-alvo dele seja claro e necessite desse produto. Assim o estudo de mercado deve analisar as probabilidades de compra.
Assim é possível entender a viabilidade pratica da aplicação do produto juntamente com a sua forma de implementação. Como que ocorra a sua patente e a competitividade que ele vai encontrar no mercado.
3.Estudo do processo de produção:
Um dos pilares do desenvolvimento de produto é a forma que ele vai de fato ser produzido. Ou seja, é necessário fazer o estudo dos processos vigentes do produto para que ele possa ser produzido e vendido, juntamente com os seus
Assim se forma um processo de extensa pesquisa em funções dos elementos que o produto necessita para ser fabricado. É necessário fazer estudos como qual maquinário será utilizado para a produção e quais as pessoas que irão realizar o processo.
Entra em questão o processo de pesquisa de materiais (2). Onde serão estudados como os componentes do produto se comportarão, a sua função dentro do total, a sua resistência e quais materiais serão utilizados.
É nessa etapa onde os gastos fixos são definidos. Esses vão de o maquinário ao custo da meteria prima que será utilizada para a composição do produto. Com isso podem se definir os principais custos de produção.
Um dos processos complementares a isso é a implementação de um plano de manutenção (3). Onde se torna possível prever possíveis falhas no maquinário para que a empresa não tenha gastos repentinos no futuro.
Lembrar-se de quem faz os processos do produto é fundamental. Pois pode haver uma perda de rendimento caso os funcionários da empresa não se sintam bem produzindo o produto. Assim sempre se levando em consideração o trabalho do funcionário, o desenvolvimento de produto também necessita estudar a forma mais correta de produção de projetos.
Conclusão:
O desenvolvimento de produto é um diferencial que qualquer empresa que busca crescer tem de passar para lograr êxito no mercado. É possível inovar e desenvolver uma gama de clientes nova com um produto único.
Mas o mais importante é que os processos para isso são complexos e demandam pessoas. Tanto para com quem vende quanto para quem consume o serviço. É importante levar em consideração a opinião de muitas pessoas para que as ideias boas se tornem produtos excelentes.
Toda ideia pode assim ser trabalhada com o desenvolvimento de produto. Assim esse pode ajudar a empresa a criar competitividade e novidades dentro do mercado em que vai ser inserido. Além de concretizar sonhos em produtos reais e úteis.