Indicadores financeiros para melhorar o seu negócio

 

Felipe Labate

Análise de Indicadores

A organização financeira e a análise de resultados são fundamentais para quem deseja ter uma empresa lucrativa e saudável. Para isso, existem diversos indicadores financeiros que auxiliam na hora de organizar suas contas. Tais indicadores são importantes, pois viabilizam um maior planejamento de sua empresa, ajudando a atingir as metas propostas. Nesse texto iremos apresentar 6 desses indicadores que podem ser usados facilmente na gestão administrativa.

TICKET MÉDIO:

Basicamente o Ticket Médio te dá a média de quanto você está vendendo os seus produtos. Mostrando, também, quem são os clientes mais fidelizados e apontando os melhores vendedores da empresa. O Ticket Média está dividido em três grupos: Venda, vendedor e cliente.

  • Por venda: é a média de quanto sua empresa está vendendo seus produtos ou serviços.
  • Por vendedor: É a média de venda de cada vendedor. Esse indicador permite identificar quem são os melhores vendedores da empresa. Podendo assim bonificar os trabalhadores com os melhores resultados e ajudar aqueles que não estão tendo um bom rendimento.
  • Por Cliente: Analisa quem são os seus clientes mais lucrativos, através da média de compra de cada cliente. Assim pode-se criar maneiras de como melhorar o relacionamento com o cliente.
  • Fórmula: Receita Operacional / Volume de vendas

CUSTO FIXO E CUSTO VARIADO:

As despesas que uma empresa produz podem ser divididas em custos fixos e custos variados.

Os custos fixos são aqueles que não variam em relação a produção. Exemplos de custos fixos pode ser o aluguel do escritório, gasto com limpeza e segurança das instalações.

Os custos variados variam proporcionalmente com o volume de produção ou da atividade da empresa. Ou seja, vai variar de acordo com a quantidade de vendas de um determinado período.


  • MARGEM LÍQUIDA:

O indicador de margem líquida irá mostrar quanto é o verdadeiro lucro ganho por venda de produtos. Ou seja, ela irá indicar o ganho por venda sem contar com as despesas para fazer o produto.

  • Fórmula: Margem Líquida = (Lucro Líquido / vendas) x 100

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO:

A margem de contribuição irá indicar o quanto de dinheiro sobra do faturamento após retirar os custos fixos e variados.

Pode existir o caso em que a empresa esteja vendendo bastante, mas mesmo assim não esteja gerando lucro o suficiente. Isso quer dizer que a margem de contribuição não é grande como deveria ser.

  •  Fórmula: Margem de Contribuição = Faturamento – (Custos Variados + Despesas variáveis)

 PONTO DE EQUILÍBRIO:

O ponto de equilíbrio é a quantia mínima que sua empresa deve lucrar para conseguir cobrir os custos e despesas. Esse indicador é fundamental, pois é ele que vai indicar se sua empresa é viável financeiramente ou não. Para o cálculo, é necessário saber os custos de sua empresa e o quanto ela lucra por produto ou serviço.

  •  Fórmula: Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas / Índice de margem de contribuição

 RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO – ROI:

Este indicador irá demonstrar o quanto se está ganhando ou perdendo com alguma atividade a partir de seu investimento inicial. Com isso, é possível analisar a eficiência da equipe de vendas e ver qual evento ou meio de comunicação gerou mais resultados.

  • Fórmula: ROI = (ganho conquistados – investimento inicial) / investimento inicial

 

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