Fachada: 5 Respostas que Vão Fazer Você Repensar a Sua

Felippe Canteruccio de Oliveira

A fachada nada mais é do que a resposta dos comércios para a necessidade humana em se fazer atrair, ou seja, da comunicação visual entre vendedor e comprador em potencial. Independentemente da qualidade dos serviços e produtos vendidos no seu comércio, o trabalho de seus funcionários começa da porta para dentro. E é exatamente por este fato que uma fachada atraente tem um papel indescritível no seu negócio. Com base nisso, vamos mostrar as principais razões do por que investir na qualidade da fachada do seu comércio.

Qual vai ser meu retorno?

Os investimentos em fachada normalmente variam entre preferências ou escolhas por parte do seu dono. Independentemente do tamanho do investimento, qualquer vitrine bem planejada potencializa a atração de novos clientes, aumentando de forma considerável o número de vendas. Do mesmo modo que fachadas podem atrair novos clientes, uma que seja ruim ou passe ideias negativas pode espantar a clientela.

A primeira impressão é ou não importante? Você já observou comércios e algum deles chamou sua atenção simplesmente pela organização externa?

A comunicação visual da sua fachada inicia o processo da decisão de compra, por parte do cliente, dos produtos ou serviços que seu comércio oferece. Isso quer dizer que, acompanhando o fato de que esse tal processo de compra é regido pela emoção, estimular a vontade dos clientes pelos seus produtos é a estratégia mais comum de qualquer negócio. Portanto, é necessário construir uma forte experiência com seu ponto de venda, e a comunicação visual externa é fator decisivo para isso.

Estudos psicológicos e as fachadas

As cores da sua vitrine podem influenciar e alavancar o incentivo à compras dos seus serviços e produtos. Estudos da psicologia das cores comprovam que a cor e tonalidade de uma fachada interferem na sensibilização e atração de clientes para com o comércio. Se usada da maneira ideal, pode acabar trazendo melhores resultados para sua empresa. Vale lembrar que deve haver uma harmonização de cores, um visual limpo e equilibrado certamente atrairá mais clientes do que algo mal elaborado e poluído.


Algumas características das cores para sua fachada:

  • Vermelha e Amarela: São ótimas para atrair e gerar compra por impulso;
  • Azul: São evidenciadas confiança e segurança;
  • Branco:  Transmitem equilíbrio e calma;
  • Verde: Trazem sentimentos que remetem à saúde, vida e crescimento; 
  • Roxo: Criatividade e Imaginação;
  • Preto: São ótimas para Sofisticação e poder;

 É possível investir na minha vitrine com pouco dinheiro?

Investir em uma fachada adequada pode ter um custo bem menor do que se imagina. Existem diferentes soluções para a mudança visual do seu estabelecimento com um custo baixo, os letreiros, por exemplo, são uma opção criativa que agrega valor ao seu estabelecimento. É claro que quanto maior o investimento e planejamento as chances de obter sucesso, resultados e atrair mais clientes são consequentemente maiores também.

Contratar um projeto de fachada é necessário? Que estudos são realizados?

A importância do projeto vai muito além de lucratividade do comércio, e não envolve somente estética. Até porque essa é a porta de entrada para o estabelecimento e, por isso, deve conter itens que assegurem a segurança do local. Os estudos realizados em cima desse projeto tem base nas referências do mercado, uso e otimização do local e na psicologia das cores.

Como resultado final, após a modernização ou criação de uma fachada feita com planejamento correto, se espera que os estudos aplicados aumentem o número de clientes que frequentem o estabelecimento. Levando o comércio à atingir resultados maiores. Provando assim, o custo-benefício do seu investimento imediatamente.

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