Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas

Quando se trata da venda de um produto ou serviço, o elemento chave é a comunicação dele, o seu alcance  e o nome que sua empresa podem atingir. Claro que a qualidade daquilo que você anuncia é importante, e com certeza auxiliará o seu sucesso quanto a comercialização. Mas basta analisarmos as maiores corporações do mercado, de todos os nichos, para percebermos que as estratégias de marketing são o que realmente asseguram alta demanda.

Ao analisarmos o nicho das bebidas por exemplo, a Coca-Cola vende uma mercadoria de péssima qualidade, tanto no quesito saúde quanto no quesito gosto. Mas fez com que sua marca, através das estratégias de marketing, se tornasse um status, e assim pessoas se forçassem a gostar do refrigerante. Outra marca deste mesmo nicho é a Red Bull, seus energéticos não agradavam ninguém na época em que foi lançada, e o produto foi um total fracasso, até que traçaram estratégias de marketing para que o consumo de seu produto fosse atrelado à uma imagem jovem e radical.

 Poderiam ser citadas inúmeras empresas que têm o sucesso de hoje graças ao seu marketing, como a Magazine Luiza, Havaianas, Apple, Heineken, entre outros. 

Neste texto abordaremos sobre duas vertentes do marketing, o marketing tradicional, chamado de “clássico”, e o marketing moderno, conhecido como “digital”.

Mulher falando com megafone.
Marketing Clássico
  1. Social:

A missão é conectar o seu produto/serviço à uma causa “do bem”, fazendo com que os usuários sintam que fazem parte do movimento. A ideia é fazer com que a imagem do produto seja uma extensão de movimentos que suportam causas que afetam um grande número de pessoas. Como por exemplo: educação, saúde pública, transporte público, meio ambiente, entre outros tantos tópicos.

O marketing social, se usado de forma muito intensa, pode manchar a imagem da empresa. O intuito é se importar com a causa e aproveitar todo o público presente para assim comunicar seu produto, e não ser egoísta e ver isso apenas como uma jogada.

  1. Sazonal:

A missão por trás desta estratégia de marketing é aproveitar diferentes épocas do ano para fazer diferentes tipos de anúncios. Este tipo de marketing pode ser muito bem combinado com o marketing promocional, algo utilizado por quase todas as lojas.

Em datas festivas relacionadas com o seu produto/serviço é conveniente apresentar ao público ofertas melhores, por exemplo: no Dia dos Namorados, docerias montam pacotes específicos para casais, e diminuem o preço, porque sabem que nesta data seu nicho é mais valorizado, e portanto podem usufruem de toda essa atenção, e fazem com que o seu produto seja mais atraente quando comparado ao da concorrência.

  1. Exclusividade:

A missão por trás destas estratégias de marketing é fazer com que seu produto pareça exclusivo, agregando valor ao mesmo, e fazer com que pareça limitado, criando um senso de urgência no cliente, fazendo com que ele deixe de se perguntar se quer ou não o produto.

Esta estratégia pode ser usada tanto para produtos raros, em lojas de grife, quanto para ofertas exclusivas, algo muito utilizado nas lojas de atacado.

  1. Fidelização:

A missão por trás destas estratégias de marketing é fazer com que o cliente não faça uma única compra, e sim várias. O que garante isso é um bom relacionamento com os clientes, através de um bom atendimento, e um produto/serviço de boa qualidade.

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae afirma que 80% do faturamento de grandes empresas correspondem a 20% dos clientes fiéis.

Estas estratégias de marketing acarretam um outro meio de comunicação, a propaganda boca a boca, onde o cliente satisfeito comenta do seu negócio com outros possíveis clientes, multiplicando assim o número de vendas ou, no mínimo, o interesse sobre seu estabelecimento.

Pessoa utilizando o notebook.
Marketing Digital

O Marketing digital hoje é, sem sombra de dúvidas, o conceito mais utilizado pelas grandes empresas de sucesso no mercado. Como o próprio nome diz, este conceito trata-se da divulgação do seu nome e da sua marca em um ambiente digital, através das redes sociais, blogs, podcasts, e-mail marketing, entre outros. O segredo para a alta demanda de seu produto/serviço está na comunicação dele, e a internet é o melhor lugar para transmitir a mensagem da marca com o público. 

  1. Redes Sociais:

Para empresas que buscam visibilidade, a presença nas redes sociais é imprescindível, e não só como espectador, mas sim postando com consistência conteúdos relevantes para a sua audiência.

O diferencial das plataformas está no volume de acessos e na variedade de públicos-alvo que podem ser alcançados. Cada rede social (Instagram, Twitter, Facebook, entre outros) possui um diferente “grau de maturidade”, portanto um diferente tipo de audiência, que você pode direcionar dependendo do produto/serviço que você está vendendo. 

  1. Blog:

Os blogs têm sido ferramentas muito utilizadas para impulsionar o engajamento das lojas e empresas, sem a necessidade de comunicar diretamente o seu produto/serviço.

Estes textos, diferente de outros tipos de propaganda, buscam por espectadores, pessoas que acompanhem a loja, não necessariamente compradores. A ideia é escrever sobre temas relevantes ao seu negócio e o nicho que você está inserido, por exemplo: Lojas de roupa escreverem sobre moda, Lanchonete vegana escrever sobre sustentabilidade, Lojas de facas escreverem sobre culinária, entre outros.

A missão nessa estratégia de marketing é gerar interesse nas pessoas em consumir o seu conteúdo, trazendo engajamento às páginas da empresa, assim ajudando em outros fatores do marketing digital (redes sociais).

Outro ponto relevante deste método é a taxa de conversão de clientes, um leitor que acompanha a jornada da empresa e se identifica com os valores da mesma, tem uma tendência muito grande de se tornar um fiel (Marketing Clássico 4.0) cliente.

  1. Podcast:

De todas as estratégias de marketing citadas, os Podcasts são os mais recentes, e é uma febre nos dias de hoje. O formato destes conteúdos não é inovador, pois segue fielmente os “bate-papo” das rádios de antigamente. Porém, feito de forma moderna, áudios gravados e postados em plataformas específicas, atingindo um público maior.

Um ponto relevante dos Podcasts é a possibilidade de trazer “convidados” para debater sobre os temas sugeridos. Esta é uma dinâmica adorada pelo público, pois garante não só o consumo do seu conteúdo, mas também o do seu convidado.

  1. Search Engine Optimization (SEO):

Esta é uma estratégia de marketing que usufrui diretamente dos algoritmos de programação por trás das plataformas de comunicação, portanto pede por mais conhecimento técnico.

A SEO é um sistema de priorização de sites utilizados por diversos buscadores, como por exemplo a Google. O conhecimento das Search Engine Optimization, quando combinado com bons textos de blog, pode trazer grande visibilidade para o site da sua empresa.

Quando você redige um bom texto, seguindo as regras desse sistema de priorização, há uma maior tendência do seu site ser uma das primeiras opções. Dessa forma, o número de acessos em seu site será maior, e consequentemente vai gerar um crescimento orgânico.

 

Está são algumas estratégias que podem ser implementadas no seu negócio para garantir um bom desempenho em campanhas e gerar resultados satisfatórios. Para complementar, leia esse texto que fala sobre como a experiência do cliente é crucial para o sucesso do seu site. Aplicar uma comunicação eficiente entre a sua marca e o seu público é um investimento a longo prazo. 

 

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