A importância de um Projeto Elétrico para sua Reforma

A importância de um Projeto Elétrico para a sua Reforma

Fabio Mendonça de Barros Braghette

O que é um projeto de Instalações Elétricas?

O projeto de instalações elétricas consiste basicamente em um mapeamento dos circuitos elétricos de um ambiente, no qual são calculados os pontos de tomadas gerais e específicas para cada equipamento a ser utilizado. Tudo isso é feito de acordo com as normas técnicas brasileiras.

Por meio desse projeto, é possível fazer o dimensionamento de circuitos elétricos e seus dispositivos, por meio de cálculos dos pontos de tomada.

Qual o passo a passo do projeto?

Na fase inicial do projeto, é preciso ter a planta baixa, que representa o projeto do ambiente em questão, na qual constarão desde as medidas das paredes, portas e janelas, até a área. Por meio dela, é possível saber o perímetro e a área local e, posteriormente, determinar a quantidade de iluminação mínima para o ambiente. Caso não haja uma planta será necessário realizar uma visita técnica para que as medidas mencionadas sejam tiradas para que depois seja feito um projeto do ambiente contendo as informações necessárias, tendo em vista que a quantidade mínima de iluminação é determinada pela área de cada cômodo que está no projeto. Além disso, o perímetro servirá para se ter o conhecimento de quantos pontos de tomadas de uso gerais, os chamados PTUG, serão instalados.

Com toda a coleta de dados, será possível que a equipe responsável possa fazer a estimativa da quantidade de Pontos de Tomadas de Uso Geral, bem como a quantidade de Pontos de Tomada de Uso Específico. Porém, essa estimativa não pode ser menor do que a estabelecida pela norma NBR 5410, que consiste em determinar as condições adequadas para instalações elétricas de baixa tensão, e a quantidade de Pontos de Tomada será definida a partir dos respectivos perímetros.

A próxima etapa será definir por onde a energia irá entrar para satisfazer os pontos de luz, ou seja, deve-se analisar o ambiente para verificar onde o chamado quadro de distribuição será implantado. Também será necessário constatar onde os pontos mencionados serão alimentados pela energia elétrica a ser recebida, sendo que, por questões de segurança, de maneira geral os circuitos devem ter 10 ampères, sendo recomendado que apenas um ponto específico tenha uma corrente maior do que isso.

Finalmente, após todas as informações necessárias terem sidos coletadas, poderá ser feita uma planta de locação, na qual estarão presentes todos os pontos de iluminação e tomadas, com suas localizações baseadas nos circuitos elétricos.

Passo a passo dos dispositivos de segurança

Para garantir a segurança, a norma NBR 5410 estabelece que circuitos terminais devam ser planejados para estarem prevenidos contra sobrecorrentes, e para isso serão instalados os chamados Dispositivos de Corrente Diferencial-Residual. Esses dispositivos têm como objetivo desligar completamente a alimentação dos circuitos elétricos assim que seja detectada alguma fuga de corrente elétrica, que geralmente ocorrem devido a algum descuido, como um contato com áreas ou objetos molhados, um fio que esteja desencapado ou até mesmo um contato com algo indevido para uma superfície elétrica. Tudo isso pode provocar desde um choque elétrico, cuja intensidade irá depender da corrente elétrica em questão, até um possível incêndio, em casos mais extremos, na condição de qualquer um dos descuidos mencionados gerar uma faísca que não seja controlada a tempo de evitar que ela se transforme em chamas.

Qual a diferença entre um projeto elétrico simples e outro completo?

Em ambos os projetos haverá uma série de documentos a serem realizados, e todos serão baseados na norma de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, NBR 5410. Entretanto, para o projeto simples serão feitos uma lista de materiais, um memorial descritivo e um Projeto Elétrico detalhado, enquanto para o completo, haverá, além dos entregáveis já citados, um memorial de cálculo, um projeto luminotécnico e o Projeto de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, SPDA.

Qual a vantagem do projeto?

É possível garantir que as necessidades e desejos dos clientes para o ambiente sejam atendidos, sem que possam surgir eventuais problemas causados porque o projeto de reforma não foi capaz de detectar. Quando o cliente quiser fazer alguma alteração para o layout do ambiente que interfira na parte elétrica, um projeto elétrico pode ajudar com o mapeamento dos dispositivos elétricos, e assim, é possível saber se aquilo que o cliente deseja é realizável.

Qual a implicância de uma reforma que um projeto de Instalações Elétricas é capaz de solucionar?

Durante a reforma, uma das etapas é o Layout, que será alterado. Porém, ao se realizar a alteração de um Layout, não apenas os gostos e necessidades do cliente irão determinar como será a nova disposição do mobiliário do ambiente em questão, é preciso que sejam analisados outros projetos para que isso seja possível, tais como o projeto estrutural e o projeto elétrico.

Quando se realiza uma reforma, muitas vezes não se dá tanta importância para a parte elétrica do ambiente, leva-se muito mais em conta a parte estrutural para saber qual parede pode sofrer alterações, por exemplo. No entanto, muitas vezes um empecilho maior pode justamente ser uma tomada em um local que o cliente pensa em adicionar algo ou em casos nos quais uma parede será derrubada e há um ponto elétrico no local.

Para que as modificações possam ocorrer de maneira adequada, um projeto de Instalações Elétricas faz o mapeamento dos circuitos elétricos desde a origem até os respectivos pontos. Com isso, é possível fazer o redimensionamento dos pontos elétricos do ambiente, para que seja possível adequar os mesmos àquilo que o proprietário queira ver futuramente.

Ressalvas que devem ser levadas em consideração durante a execução do projeto

Para que todo o circuito elétrico seja feito da maneira mais eficaz possível, é preciso que alguns dos dispositivos tenham o seu próprio circuito. Um dos equipamentos é o chuveiro, devido ao fato de que a corrente elétrica presente nesse caso é consideravelmente superior a 10 ampères. Aparelhos de televisão e para conexão com a internet também terão seu sistema exclusivo, com seus próprios conduítes, para que não haja interferências. Por fim, a iluminação também necessita de seu próprio circuito, tendo em vista que ao se realizar algum tipo de manutenção em algum equipamento elétrico, não irá interferir na iluminação.

Conclusão

Finalmente, pode-se concluir que um projeto elétrico serve de extrema importância para minimizar os riscos tanto de uma obra quanto de um ambiente já construído. Como já foi mencionado, um projeto de Instalações Elétricas mapeia toda a parte elétrica, ou seja, em uma reforma torna-se possível que sejam percebidas quais alterações podem ser feitas, tendo em vista que muitas vezes uma simples tomada em um determinado local pode ser um empecilho para que a alteração de um layout seja possível. Além disso, a instalação dos dispositivos de segurança, uma exigência da norma NBR 5410, previne que alguma simples desatenção com os circuitos elétricos causem um grave acidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossos profissionais!